Santander

banca/seguros

Como podem os dados dos clientes ser utilizados para benefício próprio?Os desafios pretendem explorar abordagens transparentes em que os consumidores podem optar, de forma informada, por partilhar os seus dados para obter ofertas e vantagens personalizadas e mais competitivas.As soluções propostas podem explorar diferentes vertentes do mesmo desafio:
  • Tipos de dados que está disposto a partilhar - estilo de vida, perfil rede social, wearables, dados de exercício físico, preferências e gostos, etc;
  • Através de que meios - preenchimento de formulários, acesso a perfis de redes sociais, partilha de dados do smartphone, etc;
  • Durante quanto tempo – partilha momentânea no momento de ativação do benefício, ou em contínuo para aceder a múltiplos benefícios no tempo;
  • Com que fim – benefício próprio (acesso a crédito, descontos, etc), ou contributo para a sociedade (impacto ambiental).
Desafios
DadosSustentabilidadeBenefícios próprios e partilhados

A sustentabilidade ambiental depende de todos, mas como pode o sistema financeiro fomentar mudanças comportamentais individuais em prol de um bem comum.Podemos desenvolver modelos de negócio que atribuam benefícios para fomentar um estilo de vida sustentável, do ponto de vista ambiental? P.e. Clientes Carbono Zero, não pagam comissões bancárias.Estarão os consumidores disponíveis a partilhar os seus dados de transações bancárias que permitam conhecer os seus comportamento e pegada ambiental para  beneficio próprio? E para o bem comum?

DadosEstilo de VidaBenefíciosSaudável

Todos procuramos experiências únicas e serviços personalizados. Ao mesmo tempo cada vez deixamos uma pegada digital mais completa nas nossas interações com variados serviços e plataformas digitais.Como podemos explorar modelos de consultoria personalizada para a gestão financeira pessoal, que apoiem a decisão informada na gestão corrente do orçamento pessoal e familiar?Estamos disponíveis para partilhar os nossos dados transacionais bancários e das utilities (serviços de água, luz, telecomunicações) para receber consultoria e sugestões baseadas em Inteligência Artificial? P.e. Análise comparativa de produtos e serviços (produtos bancários, água, luz, telecomunicações, etc), planos de poupança e gestão financeira de longo prazo, entre outros.

Dados,BenefíciosPersonalizaçãoDescontos

A regulamentação tem vindo a aumentar no sentido de dar um cada vez maior controlo dos seus Dados aos consumidores.Em contrassenso (ou talvez por isso), cada vez partilhamos mais dados para podermos utilizar plataformas e serviços de base digital.Como podemos criar modelos bilaterais e justos entre a partilha de dados e as opções de recompensa por ofertas e vantagens personalizadas e mais competitivas?

DadosScoringPerfilagemSocial MediaEstilo de VidaBaaS (Banking as a Service)

A regulamentação tem vindo a aumentar no sentido de dar um cada vez maior controlo dos seus Dados aos consumidores.Em contrassenso (ou talvez por isso), cada vez partilhamos mais dados para podermos utilizar plataformas e serviços de base digital.Como podemos criar modelos bilaterais e justos entre a partilha de dados e as opções de recompensa por ofertas e vantagens personalizadas e mais competitivas?

O Banco Santander Portugal tem como missão contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das empresas. O nosso objetivo é ser a melhor plataforma aberta digital de serviços financeiros, atuando de forma responsável e ganhando a confiança dos nossos colaboradores, clientes, acionistas e da sociedade. Acreditamos que para isso temos que trabalhar todos os dias para ser um Banco Simples, Próximo e Justo.O Santander é o maior Banco Privado em crédito em Portugal e ocupa a 1ª posição do NPS, que mede a satisfação dos clientes e em 2020 foi considerado a 6ª melhor marca de banco global no ranking BrandZ. O apoio do Santander à economia e à sociedade é reconhecido, seja pelas melhores notações de risco da Banca em Portugal, seja pelos vários prémios obtidos, de melhor Banco pela Euromoney e pela Global Finance.Em 2020, o Santander Portugal investiu cerca de 7,7 milhões de euros em projetos de apoio à comunidade, através de ações de sustentabilidade e do Santander Universidades.Com este investimento, o Banco apoiou, direta e indiretamente, 365 associações, em projetos ligados à educação, proteção de menores, saúde, incapacidade, inclusão social e cuidado a idosos, alcançando um impacto direto em mais de 54.000 pessoas na comunidade local. Através do programa Santander Universidades apostamos na educação como uma via privilegiada para o progresso das pessoas e organizações. Por via de uma rede de mais de 1000 universidades no mundo e em mais de 80 000 bolsas de estudos distribuidas anualmente, queremos promover o acesso à educação, o apoio ao empreendedorismo e a empregabilidade dos jovens, como as bases de um crescimento mais inclusivo e sustentável.Faz parte das iniciativas do Santander Universidades promover a proximidade entre o meio académico e as empresas, o Santander Data Challenge vai exatamente nesse sentido. É um projeto win-win para os vários intervenientes, incentivando inovação e espirito empreendedor.