Sogrape

cadeia de abastecimento

A Sogrape tem um portfólio de produtos muito diversificado, posicionando-se em segmentos de mercado muito distintos. Conjuga uma rede de distribuição própria com outros distribuidores locais, de modo a chegar a um conjunto alargado de retalhistas e consumidores finais.A proximidade ao cliente é uma prioridade para a Sogrape, assim como fazê-lo através do melhor serviço. A Supply Chain baseia-se, por isso, numa cultura customer centric, com o objetivo de garantir a melhor experiência ao cliente e a optimização de toda a cadeia.
Desafios
Global supply chainSustainabilityCustomer serviceOptimizationOperationsRisk

Atualmente, existe um desequilíbrio entre a oferta e a procura a nível global , o que leva a que sejam equacionados os modos tradicionais de relação e localização dos intervenientes na supply chain, assim como o tipo de transportes utilizados. Por outro lado, o contexto económico e político tem cada vez mais um impactos imediatos nas transações de toda a cadeia, devido, por exemplo, a greves de motoristas, medidas proteccionistas dos EUA, USA entre outros. Pretendendo maximizar o serviço prestado ao cliente e promover a proximidade ao consumidor final, o desenho da cadeia de abastecimento deverá contemplar estes riscos e garantir a otimização da mesma.Com este desafio, pretende-se o desenvolvimento de um modelo que pondere os riscos existentes em vários pontos do globo e coloque cenários relacionados com: localização de stock, tipos de transporte, sustentabilidade, lead times, níveis de serviço, etc.

SustainabilityGlobal Supply chain

Com as atenções fortemente viradas para a temática e orientações globais claras para promover a redução da pegada de carbono, o contributo de cada cadeia para tal deve ser uma prioridade das organizações.O desafio passa por desenvolver uma ferramenta que permita calcular a pegada de carbono desde o fornecedor até ao cliente, incluindo alertas sobre pontos críticos e propondo sugestões do que pode ser melhorado em termos de transporte, pesos transportados, utilização de determinado tipo de materiais, etc., para redução do impacto ambiental.

Desde a sua fundação há mais de 75 anos, em Portugal, a Sogrape sempre evidenciou ter o dom de antecipar o futuro. No ano de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, a visão do seu fundador, Fernando Van Zeller Guedes, era demonstrar a qualidade dos vinhos portugueses ao mundo e conquistar os consumidores com um rosé leve e refrescante.De uma adega na região do Douro focada na produção de Mateus Rosé, a Sogrape tornou-se global e está hoje presente em mais de 120 mercados, detendo cerca de 1600 hectares de vinhas distribuídas por Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Nova Zelândia. Oferecer vinhos de alta qualidade e grandes marcas é uma missão partilhada por todas as empresas do grupo, espalhadas por 11 países.Atualmente, é a combinação do espírito familiar com uma cultura de equipa de alto desempenho que impulsiona a empresa a prosseguir o seu caminho, sob a liderança de Fernando da Cunha Guedes, Presidente e representante da 3ª geração da família fundadora.