News
Esta masterclass gratuita, que vai discutir a responsabilidade criminal dos computadores, acontece a 17 de novembro.

O programa Data Challenge, que está a receber candidaturas para a call até 24 de outubro, vai organizar mais uma masterclass. Desta vez, o tema central da sessão é a responsabilidade criminal dos computadores.

A masterclass “Não fui eu, foi a máquina!” Uma responsabilidade criminal dos computadores? será conduzida pela Profª Susana Aires de Sousa da Universidade de Coimbra e acontecerá no dia 17 de novembro, pelas 17h00.

À digitalização empresarial atribui-se enormes vantagens em diversos setores (produtividade, segurança, monitorização ou cumprimento normativo). Porém, a transformação e automatização digitais implicam também enormes desafios no plano da responsabilidade (individual e coletiva) na medida em que favorecem a transferência de decisões, em contexto empresarial, para sistemas complexos computadorizados.

Quem responde quando o dano resulta de uma decisão algorítmica? A máquina? A pessoa? A empresa? É no plano dos desafios à responsabilidade, e de modo particular no plano jurídico-criminal, que situa a masterclass  “Algoritmos, empresas e responsabilidade: vantagens e desafios”.

Como metodologia, partir-se-á da análise de alguns casos reais (v. g., acidentes rodoviários ligados a carros autónomos ou situações de spoofing associados a algoritmos de trading) para melhor concretizar e identificar os problemas, bem como as soluções jurídicas que têm vindo a ser propostas e discutidas.

A masterclass é gratuita, aberta ao público e decorre em formato online. As inscrições podem ser feitas aqui.