Altice Labs
A proliferação de dados disponíveis, resultante da evolução tecnológica e da transição digital, é hoje uma realidade incontornável em todos os sectores da economia e da sociedade. No caso da indústria das telecomunicações, esta realidade torna-se ainda mais relevante, uma vez que o negócio dos serviços digitais sempre esteve alicerçado na adoção e operacionalização de múltiplas tecnologias emergentes. São por isso crescentes os caso de uso de serviços digitais de telecomunicações, que suportados na tecnologia, geram cada vez mais dados que importa gerir e valorizar enquanto oportunidades de geração de valor, garantindo simultaneamente, a segurança e confidencialidade desses mesmos dados.
Desafios
Conteúdos TVRecomendaçõesPerfil consumoPersonalizaçãoAcessibilidade
A televisão evoluiu significativamente nos últimos anos e a cada dia que passa, os clientes têm à sua disposição mais canais, mais conteúdos e mais serviços interativos em diferentes dispositivos. Com tanta quantidade de conteúdos disponíveis, torna-se mais difícil escolher o que ver e quando ver. Na ausência de uma forma fácil e intuitiva de fazer uma escolha, a quantidade e variedade de conteúdos podem tornar-se uma desvantagem e não uma vantagem para o cliente.Como pode o fornecedor do serviço de TV, em função dos dados de hábito de consumo do serviço de TV, proporcionar ao cliente uma experiência de seleção e de utilização de conteúdos focada nos seus interesses pessoais?
Ecossistema casaPerfil utilizadorDispositivos digitais
O conhecimento do nível de sofisticação tecnológica de um determinado agregado familiar - qual a predisposição do agregado familiar a novas tecnologias, quais as marcas tecnológicas da sua preferência, etc - permite identificar aqueles clientes que poderão estar mais recetivos a campanhas de up e cross-sell de produtos.Como poderão ser trabalhados os dados relativos ao tipo e características dos dispositivos conectados ao router, para inferir a sofisticação tecnológica doméstica de um agregado familiar?
SaúdeAmbienteSensorizaçãoMonitorizaçãoCidades inteligentesGestão de resíduosÁguaEnergia
Quanto menos poluição sonora, terrestre e aérea houver, menor será a vulnerabilidade da população a doenças, o que se traduz num maior bem estar geral da população e na resiliência das sociedades.Como é que os dados de monitorização ambiental conjugados com informação de outros sensores (ex. transportes em mobilidade suave, gestão de tráfego) podem ajudar a garantir uma continua melhoria da qualidade ambiental?
Sustentabilidade dadosCidades inteligentesQualidade de vidaCulturaAcessibilidade
O mundo está cada vez mais tecnológico e digital, o que nos permite analisar problemas estruturais de uma sociedade e em especial das cidades, através de diferentes prismas, por forma a que a tomada de decisão e respetiva atuação sejam mais sustentadas e eficazes.Como é que a proliferação de dados disponíveis por via da transformação digital, em complemento com novas capacidades de realidade aumentada ou virtual e de inteligência artificial, podem promover a sustentabilidade das sociedades e a qualidade de vida das populações, em especial nas cidades?
A Altice Labs é a empresa responsável pelo I&D&I do Grupo Altice, com operações na Europa, nos EUA, no Caribe francês e no Oceano Índico.Está sedeada em Aveiro, focando-se em garantir que o Grupo Altice adquire e transforma o conhecimento em inovação tecnológica.Desde 1950, a Altice Labs tem vindo a moldar o futuro da tecnologia, permitindo aos fornecedores e empresas de serviços de comunicação oferecer serviços avançados e diferenciados aos seus clientes e utilizadores.As atividades de inovação planeadas e exploratórias da Altice Labs são definidas em torno de temas estratégicos, nomeadamente: Tecnologias Cloud (computação e redes), Smart Living, Internet of Things, Big Data, Inteligência Artificial, Segurança e Privacidade, Serviços e Plataformas Digitais, 5G, Redes do Futuro e evolução das comunicações óticas.